8 de abr. de 2011

Tá tudo invertido!

Quando o título vem antes do texto, a coisa é feia! Sabe o que acontece? Essas tragédias que tanto nos comovem representam momentos muito frágeis e fazem com que as pessoas externem suas emoções e nelas suas opiniões diversas. Já ouvimos falar do desarmamento, da impunidade, do horror. Mas e onde tudo isso se encaixa de fato nessa sociedade Brasil?

O que ocorreu ontem, de modo muito estranho - e talvez repreensível -, não me abalou da forma como costuma ser. Talvez a forma como eu enxergue a realidade me faça visualizar as coisas por outro ângulo. Para mim, as crianças mortas na barbaridade de ontem, em nada são diferentes das que morrem todos os dias em sociedades desfavorecidas, devido a fatores muito mais assustadores que este ocorrido. E me enoja ouvir aqueles políticos sujos demonstrarem suas condolências, sendo que são da pior classe de bandido que existe! Ou a gente esquece que há crianças de menor idade que as de ontem, que morrem diariamente por não terem uma casa para morar, o pão de cada dia e condições mínimas de saneamento básico e higiene pessoal? Isso não comove?!

A mídia é quase uma entidade só. Sensacionalismo e falta de moral são duas pequenas características dessa massa terrível que nos bombardeia todos os dias com bobagens. Eu fico realmente indignado quando vejo nos jornais as pessoas fazendo comentários bonitos e se comovendo com essa chacina. É claro que foi um caso isolado e terrível - não nego isso de forma alguma. Não pretendo minimizar o problema de ontem e muito menos dizer que não estou abalado. Mas se abrirmos nossos olhos, um pouco além do que temos feito, veremos que diariamente coisas terrivelmente piores acontecem! E diante de nós! Mas nosso orgulho e ganância, além da sensação de bem-estar e comodismo simplesmente nos roubam qualquer comoção que não seja coletiva. É fácil chorar quando a televisão chora. É simples reclamar das coisas quando um especialista fala abertamente sua opinião. Nessas horas há opinião para tudo. Mas e daqui a uma semana, um mês, quando isso tudo tiver sido esquecido? Voltaremos a sorrir e ninguém mais estará abalado até que outro drama seja noticiado pela imprensa. E assim a vida segue. Ou alguém aí lembra do que ocorreu no complexo do Alemão? Ou da gripe H1N1? Até mesmo alguém se lembra do Big Brother 11? Não! Esquecemos das coisas muito rapidamente! E sabe por quê? Porque a mídia tem esse objetivo. Eles ganham o máximo de audiência com determinado assunto e depois simplesmente enxugam ele e jogam fora. Alguém lembra das crianças que passam fome? Dos pais sem condições de criar seus filhos devido a uma escória que determina um salário digno de um animal - sendo que muitos animais por aí tem melhores condições! -, enquanto os parlamentares pobres desta amada pátria estão ganhando Iphones para poder se comunicar? Isso é que irrita! Isso comove! Não apenas um fato isolado, mas sim casos diários onde milhares morrem sem qualquer chance a um grito de socorro!

Achei incrível a forma como a ideia do desarmamento ressurgiu das cinzas. Até parece de propósito, para mais uma vez nos tirar do foco. Eles deveriam é tirar dinheiro do político e não arma do cidadão! O armamento do corrupto é o dinheiro que ele tem, a maldade em seu coração. Isso é indigno e repudiante. Não estou dizendo que sou ou não a favor do desarmamento. Mas de que adianta desarmar, na tendência de cumprir determinadas leis, quando na realidade essas leis nunca se cumprem? Alguns usam o exemplo de grandes nações civilizadas, onde nem mesmo a polícia tem direito a armas letais - como é o caso da Inglaterra. Mas isso é ser insano e incoerente. Lá, as coisas funcionam! As leis são cumpridas, a corrupção existe, mas não é impune. Numa bagaça como esse nosso país - em termos de política e sociedade - não há a menor chance de, na ideia de desarmar o cidadão, desarmar o bandido. Por acaso a droga aqui é legalizada? E onde o bandido consegue esse tipo de produto? É só pensar por minutos e colocar os pensamentos em ordem. Não precisa muito.

Acredito que nada vai melhorar enquanto continuarmos vivendo da forma como estamos. Não se trata de buscar os culpados, de lamentar pelo que aconteceu e chutar o balde. Se trata, sim, de olharmos para tudo com olhos críticos! Se cada um fizer algo, por menor que seja, podemos mudar a vida de muitas pessoas. Basta agirmos com amor e com coerência. Enquanto estamos comprando nosso centésimo par de tênis, alguém está precisando de um prato de comida. Enquanto os programas de TV dão milhões para pessoas que não precisam, jogando dinheiro no lixo, milhões de pessoas sofrem na necessidade. Enquanto os políticos sujos ganham zilhões em suas corrupções, crianças morrem em escolas como ocorreu ontem. Tá na hora de um basta. Chega de aceitar tudo que esse povo medíocre que veste prada diz! Quem sabe se um dia as pessoas olharem para o amor de Deus e o conhecerem, poderemos ter alguma mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário