18 de jun. de 2010

Quero trazer a memória o que me dá esperança


Hoje eu acordei cansada. Meu corpo havia descansado, mas enquanto dormia minhas emoções não deixaram a minha mente descansar. Como é possível? Será que eu não posso ter paz pra sempre? Será que eu não posso acordar todos os dias sorrindo? É, acho que é impossível. Enquanto o céu está azul eu me esqueço das núvens, e quando elas aparecem e bloqueiam o céu, eu me entristeço por não conseguir ver o sol. As núvens, quanto mais carregadas, simplesmente apagam as cores e ofuscam o brilho do dia. São coisas da vida e não há como controlar elas. E essas coisas cansam, sabe?

Acho que é por isso que morremos. Acho que é por isso que "partimos pra melhor". Acho que é por isso que em nós há uma esperança de que depois que essa vida, hora repleta de alegria, hora repleta de tristeza, acabar teremos um lugar que abrigará nossas almas cansadas e nos recompensará pelos dias frios e nublados. Mas até lá temos que esperar e passar por tudo o que tivermos de passar. Como já disse, não controlamos as coisas da vida. Elas simplesmente acontecem. E não escolhemos acordar bem ou mal, dispostos ou cansados, felizes ou tristes.

Talvez, esses sentimentos que nos cansam só nos ajudam a pedir por descanso. Talvez a tristeza de um dia sem cor só nos faz anseiar por dias alegres e coloridos. Talvez a dor exista pra que desejemos a cura e o alívio. Talvez as nossas limitações e fraquezas são espaços que devem ser preenchidos por algo ilimitado e suficientemente forte. Isso só me faz entender que somos incompletos em tudo. Somos seres constantemente necessitados.

Eu sei que não há nada a fazer diante do meu cansaço emocional. Não há lugar que a minha ansiedade me ponha pra descansar. Enquanto eu insistir em levar a vida com os meus porque e pra quê, vou viver sobrecarregada. Cansada. Eu não quero continuar assim. Eu sei, só eu e Deus sabe o quanto é difícil vencer essas fraquezas. Mas eu me convenci de uma coisa: eu nunca vou estar livre das minhas fraquezas, elas sempre vão existir como marcas de nascença. Elas fazem parte de mim. Talvez isso soe como algo ruim e pessimista. Mas tudo bem, ninguém precisa se convencer disso, muito menos aceitar o que penso. A verdade é que eu já me contentei com as minhas fraquezas, limitações e dificuldades. Elas me dizem quem eu sou e o que eu preciso. Elas me tornam dependentes de Deus.

2 comentários:

  1. "Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha." (Salmo 27:5)

    ResponderExcluir
  2. Deus nos quer dependentes dele...isso não é ruim, pelo contrário, é bom sabermos que há alguém maior do que tudo que cuida de nós e se importa conosco. Quando entregamos nossa vida nas mãos dEle nos tornamos completos e dessa forma, o céu nublado e a música triste não tem mais tanto poder.

    ResponderExcluir