15 de ago. de 2010

Lançando fora o medo

"Não temas, pois eu sou contigo; não te assombres, pois Eu sou o teu Deus. Eu te fortalecerei, e te ajudarei, eu te sustentarei com a destra da minha justiça". Isaias 41:10-11

Medo. Essa é uma palavra que, pra mim, por si só ja expressa o que significa. Não é uma palavra bonita e nem precisa ser. Qual o ser humano que nunca sentiu medo? Aliás, qual o ser humano que não tem medo de alguma coisa?

Os dias têm sido maus. Não fazemos ideia do que nos aguarda amanhã. Hoje pode estar tudo bem e nós podemos dizer que não sentimos medo de nada. Mas talvez daqui a alguns anos, meses, dias, ou até mesmo daqui a pouco,  tenhamos que enfrentar situações que podem nos transbordar de medo.

Eu fico pensando nas coisas que de alguma forma me dão medo: uma doença, um acidente muito grave, um desamparo, uma frustração...mas o que mais me dá medo é perder pessoas que amo. Acho que quase todo mundo já parou pra pensar O que eu vou fazer se perder...?

A ideia da morte não é e nunca foi interpretada como algo bom. Os filosofos nunca enxergaram a morte como algo diferente de medo, fragilidade e incerteza. Quando encaramos uma situação em que estamos perdendo alguém nos desesperamos e achamos que não vamos aguentar. Muitas vezes nos retraímos, nos entristecemos a tal ponto de perdermos o rumo e até mesmo a fé. Mas são nesses momentos de medo que temos que por a nossa fé em ação. A fé é a única coisa que não podemos perder. Ninguém pode tirar ela de nós, a não ser nós deixemos ela de lado e abracemos o medo. A fé é o antídoto para o medo.

Seja em uma situação de morte, ou doença, ou escassez, ou frustração, ou desafio...seja o que for que nos dê medo e nos aplaque, se lembrarmos que temos um Deus maior do que os nossos medos, quem prometeu nunca desamparar o justo (Sl 37:28), quem nos sustenta (Sl 37:24), quem é socorro presente na hora da angústia, quem nos fortalece (Sl 46:1) e confiarmos nele entregando as nossas causas e os nossos corações nas suas mãos, por mais duro que seja enfrentar momentos assim, temos a garantia de que nunca estaremos só, que seremos consolados e superaremos.

Falar de fé pra quem está sofrendo pode ser muito fácil. Ouvir sobre fé quando se está sofrendo não é fácil. Não é algo que damos muito ouvido porque a vontade que dá é de resolver o problema e quando, ainda cheios de fé, buscamos o milagre, a solução de Deus e ele não dá, na maioria das vezes nos fechamos pra fé e deixamos ela do lado de fora dos nossos corações. Quando isso acontece é ainda mais dificil deixar ela entrar de volta. Mas ter fé não é entrar em transe, não é meditar coisas positivas até que o que nós queremos aconteça, não é algo que temos em troca por merecimento ou por pagarmos alguma promessa, não é algo que simplesmente acontece...a fé é um fruto do Espírito Santo, uma obra que Deus realiza nos nossos corações. É algo que é plantado, que germina, que amadurece...e só pode ser cultivado se deixarmos, se dermos espaço.

A fé, o tal antídoto do medo, apesar de eu estar usando essa expressão "antídoto", não é uma formula mágica. É um dom que todo aquele que crê em Deus, quem nos dá fé, pode ter. A fé não está relacionada apenas em crer que as coisas podem ser resolvidas como queremos, mas está totalmente relacionada em crer na vontade de Deus como sendo boa, perfeita e agradável. Se a nossa fé estiver em Deus e na sua palavra vamos experimentar o cumprimento das promessas de Deus, o seu consolo, a sua paz, a sua alegria, a sua provisão. Vamos nos sentir fortes quando estivermos mais fracos. Ter fé é confiar que, mesmo quando as coisas não acontecem do nosso jeito, o que importa é o que Deus quer e ele está no controle de tudo. 

Se não confiarmos naquele que segura o Universo e controla a orbita dos planetas e a intensidade do brilho das estrelas, o que seremos de nós, pobres seres humanos? Já parou pra pensar como somos seres insignificantes diante da glória de Deus? Não somos merecedores da atenção e do cuidado de Deus, mas mesmo assim ele nos fez grandes e importantes aos seus olhos. Ele fez de tudo para nos chamar de filhos e nos ter debaixo das suas asas.

Não deixe o medo te castigar. Confie no amor do Pai e se aperfeiçoe nesse amor. Ele nos ama e cuida de nós. Não tenha medo!

“No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” I João 4:18

Um comentário: