24 de mar. de 2010

Pondo a mente pra funcionar

"tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." - Filipenses 4:8
Eu estava pensando em como a nossa mente trabalha. Ela sempre esteve funcionando. Sempre! A nossa mente é uma fábrica de pensamentos. Ela produz pensamentos em grande escala. Alguns bons, outros ruins, alguns inteligentes, outros idiotas, alguns sensatos, outros bobos, algumas lembranças, algumas fantasias, alguns devaneios, algumas preocupações, algumas precipitações. Pensamentos longos, muito longos, curtos, muito curtos, sobrepostos, estrapolados, misturados, sem pé nem cabeça. As vezes parece que vamos ficar loucos com tantos pensamentos! Eles são vozes que nos induz a fazer aquilo que está apenas na metafísica. Eles são produtos que nós mesmos produzimos na nossa fábrica, a mente, e estão prontos para serem usados, e que são de fato usados.

As vezes não temos controle de alguns pensamentos. Eles simplesmente surgem como um flash na nossa mente, como um vírus na nossa rede, através de uma pequena ou grande lembrança de alguma coisa que vimos, ouvimos ou fizemos, ou de algum sonho ou desejo. Esses pensamentos vêm e se dermos atenção a eles, eles nos levam a outra realidade. Geralmente eles nos levam ao passado, ou ao que achamos que possa ser o futuro. Aí é que está o problema.

Sonhar não faz mal. Muito pelo contrário, faz muito bem. Mas nós vivemos os sonhos. Eles são contruídos, eles existem, eles são realizados e não ficam para sempre na fábrica. Mas existe um grande perigo de acharmos que estamos sonhando e confundir sonho com fantasia. A nossa mente é especialista em produzir fantasias. Ela surge bem pequenininha e vai tomando proporções gigantescas cheia de detalhes, sentimentos, sensações e nos envolvem totalmente a ponto de fugirmos da nossa realidade e vivermos uma mentira.

Criamos uma pseudo verdade, a nossa verdade, aquilo que queremos ver, sentir, ouvir, viver mas essas coisas não saem da fábrica para a realidade. As nossas fantasias nunca podem ser realidade porque a realidade é sempre diferente. Você pode viver coisas parecidas com as suas fantasias, ou até melhores mas nunca como você realmente fantasiou. Enquanto você fantasia você vive uma mentira. Você experimenta coisas que não existem e se perde totalmente nessas viagens.Você se envolve com uma falsa realidade e a medida que se envolve, você se engana. Sim, a fantasia não te engana, você se engana.

Depois de um certo tempo de devaneio, cheio de fantasias e ilusões, alguma coisa acontece no mundo real que te puxa pra baixo, te joga um balde de água fria, te dá um tapa na cara e diz "acorda!", então você desperta meio louco, zonzo, e pior, frustrado. Então, se pergunta: "onde eu estou? o quê que eu to fazendo?", da um suspiro e faz cara de nada. É, nada mesmo. Nada daquilo é verdade.

Nós nos colocamos em cada situação, não é mesmo? Chega a ser engraçado! Mas cabe a nós controlarmos esses pensamentos sapecas que nos arrastam para as núvens, ou pro mundo da lua, ou pra qualquer desses lugares que só existem na nossa cabeça. Esses pensamentos vão estar sempre por aí, nos rondando. Eles vão ser sempre produzidos, cada vez mais loucos, estupefados, e mentirosos. Então só há dois caminhos: continuar dando corda para que sejam produzidos mais e mais pensamentos como esses e você se mudar pra dentro da sua mente de vez, ou jogar fora todo produto com defeito que a sua fábrica produzir, no caso, toda mentira que, por mais legal que pareça ser e por mais boa que seja a sensação que elas nos tragam, no final das contas, não nos levam a lugar nenhum além da miséria. Nossa realidade é a verdade e é nela que nós temos que viver.

Um comentário:

  1. como pode escrever, desenhar, cantar e fazer tudo tão bem? graças e glórias ao Senhor! :D beijão mille, texto incrível!

    ResponderExcluir