22 de abr. de 2010

Respire


Quando acordar, gaste alguns segundos de olhos fechados e perceba como algumas horas de sono te fazem tão bem e como é boa a sensação do sono. Seja grato pelo descanso.

Quando levantar, observe o seu quarto e a luz do sol que vem de fora. Abra a janela e tente ouvir os pássaros que ainda cantam. O mundo ainda está vivo. 

Quando sair do quarto e for em direção ao banheiro ou a cozinha, observe o seu corpo. Note como ele funciona e como cada parte tem funções tão preciosas.

Quando passar por seus familiares no corredor, ou esbarrar com um deles na escada, olhe atentamente para eles e, com carinho, observe os detalhes que você mais ama neles, seja o olhar, o sorriso, o cabelo bagunçado ou o jeito de andar. Ame-os como eles são.

Quando sair de casa, olhe para trás e contemple o lar que tem. Observe os detalhes das paredes e do telhado, das janelas e das portas. Guarde-os na sua memória porque talvez você não vá viver lá a vida toda.

Quando sair na rua olhe para o céu, faça chuva ou faça sol, observe os detalhes que o compõe, as nuvens, os raios de sol e as cores. Olhe as ruas, os carros e as pessoas que passam por ela. Olhe as pessoas.

Quando estiver numa sala de aula ou em um ambiente de trabalho, não se entristeça ou se chateie, mas seja grato por ter a oportunidade de crescer e ser útil na sociedade. Dê o seu melhor.

Quando voltar pra casa, mesmo cansado, pense em tudo o que fez, viu e ouviu. Guarde as coisas que foram acrescentadas, as que você ganhou e as que você doou, não as que você perdeu.

Quando estiver chateado, não se isole. Encontre na companhia das pessoas que ama a alegria contagiante das suas histórias, gargalhadas, ou apenas do calor delas.

Quando se sentir só, não se entristeça por achar que te esqueceram. Encontre na presença de Deus a melhor companhia e confie no seu amor.

Quando estiver cansado, não se canse ainda mais com o seu cansaço. Feche os olhos e esqueça-o. Encontre no colo de Deus o verdadeiro descanso.

Quando não tiver mais forças, não se sinta um miserável por isso se culpando de coisas que fez ou deixou de fazer, nem rejeite a ajuda dos outros. Encontre em um abraço o amor do próprio Deus e, mesmo que não tenha um, segure na mão dele e continue caminhando.

Enquanto viver, respire. Respire ao sorrir. Respire ao chorar. Respire ao se levantar. Respire ao se deitar. Respire quando estiver forte. Respire quando lhe faltar forças. Respire quando estiver em paz. Respire quando algo lhe chatear. Respire quando algo der certo. Respire quando algo falhar. Seja grato por todas as coisas. Respire.

Um comentário: