6 de mai. de 2010

Aprendi


Por Leonardo Cechet Moro

Com o tempo aprendi...
que as pessoas tentam controlar minhas vontades...
que quando me contavam que a pior dor não é física, era a mais pura verdade...
que uma palavra tem dois poderes: destrutivo e construtivo...
que dias de chuva são muito bons e me passam uma paz sem explicação...
que depois de ter criado o Universo e o homem, a coisa mais linda que Deus fez foi a música...
que embora tentemos ser perfeitos, jamais seremos...
que as pessoas são más, mas ainda existe uma esperança...
que para adquirir a confiança de alguém talvez levemos anos, talvez minutos...
que uma amizade não acaba...
que por mais que eu ache que estou lá, engano-me dramaticamente...
que como todos, sou um pouco hipócrita...
que não mentir não é ser sincero...
que o amor pode nascer de um dia pro outro, mas ele cresce apenas com o tempo...
que talvez tudo o que eu esteja falando seja mentira e eu esteja enganando a mim e a você...
que nunca falarei a verdade absoluta, ela jamais sairá de minha boca... quando me considerar certo, é aí que mora o perigo...
que expectativas não devem ser criadas sobre as pessoas...
que eventualmente posso decepcionar alguém devido aos meus pensamentos...
que já menti sem me dar conta...
que já me apaixonei loucamente por quem jamais mereceria tamanho sofrimento...
que ser engraçado é legal, mas a exposição gera cobrança...
que ser humano é extremamente difícil...
que uma flor é linda...
que as pessoas não se tornam felizes por terem, mas por serem...
que falar, falar, falar não vale nada, o que vale mesmo é fazer...
que ter conhecimento sem usa-lo é uma virtude de burros...
que em muitos aspectos eu me aplico à frase anterior...
que não é com 16 anos que a gente decide a profissão do resto de nossas vidas...
que somente caímos se estamos de pé...
que quando olhamos com desdém pra alguém, estamos cometendo suicídio paulatino...
que já olhei com desdém pra alguém...
que já invejei, já fui egoísta, já fui orgulhoso...
que pode ser que não se consiga...
que tentar é muito bom...
que almejar é cativante...
que ter fé em Deus e saber que Ele pode nos ajudar é realmente encorajador...
que desacreditar de Deus é algo bem comum...
que nunca cair, ter fé constante, estar sempre alegre, ser um eterno vivenciador de vitórias é papo de mentiroso...
que cair e levantar é papo de vencedor...
que ter medos não é pecado; pecado é nao fazer nada para mudar isso...
que dizer "ajuda-me na minha fraqueza" é atitude de gente forte...
que gente inabalável não existe...
que cobrar alguém é muito mais perigoso do que ser cobrado...
que deve-se olhar pros dois lados antes de atravessar uma rua...
que não se deve brincar com o mar...
que algo pequeno para mim pode ser grande para o outro...
que a vida é assim, queira você ou não...
que essas minhas palavras são apenas palavras...
que eu posso estar negligenciando algo...
que eu devo mudar atitudes egoístas...
que uma pessoa muda, sim...
que a vida não é flores, mas reclamar não a mudará...
que se a solução fosse a morte, a Terra já teria cometido suicídio...
que a minha prosa nada mais é do que meros pensamentos... talvez ilusórios, talvez verdadeiros, ora maravilhosos, ora tenebrosos... aprendi que posso me expressar... e isso eu jamais vou deixar de fazer...

Um comentário:

  1. Eu sei que não pedi a sua permissão pra postar esse texto. Mas enquanto eu lia o seu blog do qual você sempre se referia como "porcaria" eu encontrei esse "tesouro". Me apaixonei por esse texto. Acho que é porque tem tudo a ver comigo...também. <3

    ResponderExcluir