28 de mai. de 2010

A vida não é tão simples


Podemos dizer que a vida é simples quando está tudo aparentemente bem. Quando você tem onde morar, o que comer, uma família unida, amigos de verdade, saúde, sonhos...Quando tudo é fácil, aí sim você pode dizer que a vida é simples. Basta um problema aqui, outro alí e parece que a sua vida vai desmoronar. Aí ela deixa de ser simples porque você já não enxerga ela dessa forma. Geralmente a nossa reação é tentar carregar o peso do desmoronamento nas costas e quando ele começa a incomodar, então murmuramos e entendemos que a vida não é tão simples como achavamos que era, e que precisamos de Deus para suportar as adversidades.

Eu imagino Jesus sentado na calçada das ruas de Nazaré com os seus 21 anos. Acho que ele olhava ao seu redor, observava as pessoas passando, trabalhando, conversando, crianças brincando...e pensava na vida. Acho que Ele não pensava no Jesus Deus, mas no Jesus homem, o Jesus com um propósito específico na Terra. Nessa idade Jesus ainda não exercia o seu ministério mas sabia que o seu Pai o tinha enviado com um propósito. Acho que Jesus olhava para o céu e contemplava as estrelas que ele mesmo criou e pensava no seu verdadeiro lar, pensava no seu trono a sua espera, pensava no Pai e devia sentir saudade. Mas ele pensava muito mais em mim e em você, que vivemos aqui, e na vida que teríamos através da Sua vida.

Ele deixou tudo para viver no nosso meio. Ele, mais do que ninguém sabia que a vida não foi feita para ser fácil ele não poupou a própria vida pois a vida dele com certeza não foi. Ele sabia que tudo, tanto coisas boas quanto ruins fazem parte da vida para que, de uma maneira insana e maravilhosa, a glória de Deus brilhe e ilumine os corações duros e feridos.

Jesus não teve uma vida simples. Acho que qualquer um, ao olhar para a sua situação hoje diria "Coitado! Pobrezinho!". Mas Jesus não se importava nem um pouco em muitas vezes não ter onde dormir, não ter o que comer, não ter boas roupas, sentir frio, se sentir sozinho, mas ele se importava em fazer a vontade do Pai. Ele disse que a sua comida era fazer a vontade do Pai (João 4:34). A simplicidade de Jesus não estava na sua condição de vida mas na sua maneira de viver e enxergar a vida.

Ele não se importava com o que as pessoas se importam hoje. As pessoas estão muito preocupadas com o seu conforto, bem-estar, estabilidade financeira, realização de sonhos etc. Jesus sabia que a vida não é simples, mas apesar disso, ele foi simples. Ele mostrou para as pessoas que o que realmente importa é confiar em Deus, e isso Ele fazia muito bem.

Eu não sei o que eu faria se um dia Deus me tirasse todas as coisas supérfluas e me deixasse apenas com o básico para a minha sobrevivência. Ou melhor, se Deus me tirasse além do que eu preciso e me deixasse pobre e necessitada. Não acho que diante disso seria digna de pena e muito menos miserável. Acho que isso mudaria muito a minha vida, a minha visão da vida e a minha maneira de viver pra melhor. Não acho que valorizaria ainda mais o que tenho, as coisas legais, caras e o conforto que tenho. Acho que valorizaria muito mais a vida da maneira que ela é, com as suas complicações, e valorizaria a suficiência de Deus. Acho que conseguiria em meio as dificuldades olhar pra vida com amor e simplicidade assim como Jesus fazia.

Eu posso falar o que quiser, cantar canções bonitas sobre Deus, dizer que o amo de todo coração e confio nele. Mas o meu coração só pode ser provado quanto a isso quando eu perder tudo o que eu acho que é o meu alicerce, tudo o que acho que preciso e tudo o que amo. Não acho que isso é um absurdo. Se Deus não for o meu tudo, o resto, por mais importante que possa ser, é nada! Eu não quero perder o que Deus tem me dado pra que o meu amor e a minha confiança seja provada. Eu sei que mesmo que isso aconteça, ele vai me sustentar. Mas eu não quero viver a minha vida apoiada nas coisas, nas pessoas e muito menos no dinheiro. Quero viver pela fé, e eu sei que viver pela fé não é simples, mas é o melhor.

Se o próprio Deus se limitou a viver uma vida simples em uma vida nada simples, porque eu não o faria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário