17 de mai. de 2010

Um fim de mentirinha


Ontem eu assisti 2012. Pode ser que eu esteja bem atrasada por estar assistindo esse filme só agora, quis muito assistir no cinema, mas não deu. Fiquei curiosa pra saber como Hollywood iria dramatizar o fim do mundo predito pelos Maias. Acho que praticamente todo mundo já assistiu esse filme bastante comentado e fez suas críticas. Agora eu faço as minhas.

O filme é uma obra de arte desastrosa! As grandes e pequenas catástrofes, que deveriam ser vistas de forma bem triste, são bonitas de se ver. Não é estranho? Talvez não para uma obra de Hollywood. Tudo é destruído de uma forma bem bonita, quase como um show de fogos de artifício. Quem assistiu o filme com certeza deve se lembrar do maluco da rádio. Eu gostei dele. Acho que eu me juntaria à ele pra apreciar um vulcão entrando em erupção atirando bolas de fogo gigantes pra todos os lados ao invés de me desesperar à toa. Seria bem divertido! O filme parece um sonho. Aqueles que você não sabe se é sonho mesmo ou é pesadelo. Você vê tanta coisa doida acontecendo, mas nunca se machuca, aí se pergunta se deve se arriscar quando sente o perigo, e quando está perto de algo acontecer, você sente aquela adrenalina, então você acorda e diz "Poxa, deveria ter me arriscado! Afinal, foi só um sonho!"

Tudo bem, 2012 é só um filme! Não é realidade, é entretenimento, certo? Eu entendo que a intenção de se produzir um filme como esse não é de alertar as pessoas do fim do mundo, mas é chamar a atenção delas, não amedrontando-as, mas impressionando-as. Afinal, se trata de ganhar dinheiro, e pra ganhar dinheiro precisa vender o que agrada a maioria, e o que agrada a maioria são filmes impressionantes - como um show de fogos de artifício - ah, e com finais felizes, claro!

Minha maior crítica a esse filme não são aos efeitos especiais que impressionam, nem aos desastres - realmente bonitos de se ver - ou a grande mentira que é o filme em si por ninguém sair ferido com a terra se partindo em pedaços. Mas é a forma clara com que se prega o valor da vida. Além de centralizar os EUA como uma nação poderosa e especial - acho que isso faz parte de todos os filmes hollywoodianos - o filme mostra como a vida na terra é a coisa mais importante. Ninguém quer morrer, todos querem sobreviver e, se possível, viver pra sempre aqui. Elas querem tempo, muito tempo para desfrutar das suas riquezas e dos prazeres dessa vida. Morrer? Nem pensar!

Porque será que o mundo de uma forma geral gira em torno do dinheiro? Porque será que as pessoas não aceitam envelhecer e sempre querem dar um jeito de ficarem mais novas e prolongarem suas vidas? Já parou pra pensar como tudo, desde as coisas "sérias" - o que aprendemos na escola e na universidade - até as coisas "bobas" como o entretenimento nos apontam para a vida terrena? Todos nós somos induzidos a vivermos em favor de juntar tesouros aqui. Talvez o seu tesouro não seja o dinheiro, mas pode ser qualquer coisa que você é apegado aqui na terra.

Não é de se esperar que o mundo, logo o mundo, valorize a vida eterna, né? O que é a vida eterna pra eles a não ser a vida que eles acham que podem prolongar aqui? Vida eterna mesmo não existe para o mundo que não conhece a Deus. Diante disso, eu só entendo ainda mais a palavra de Deus e o que ela fala sobre o fim dos tempos. Ela foi escrita a milhares de anos atrás, onde o mundo ainda não era o que é hoje, mas onde o homem sempre foi o que é: louco por sí. Sua palavra é clara quanto ao que significa a vida e qual o verdadeiro valor dela. Ela não se limita a esta terra, mas a uma eternidade em outro lugar preparado por Deus - o mesmo que criou este Universo no qual habitamos.

Se Deus criou o Universo, um espaço sem dimensões, entupido de galáxias e estrelas e, dentre elas, no cantinho de um pontinho chamado Via Láctea, criou um sistema solar perfeito onde dentre vários planetas, um deles - e apenas um deles - é essencialmente ideal para os series vivos viverem um curto espaço de tempo determinado por Ele..., é claro que Ele pode criar qualquer outro espaço do jeito que ele quiser, com o que ele quiser, com as formas, cores, sons, gostos, sensações que ele quiser para nós vivermos em um espaço de tempo que ele quiser! E quer saber? Ele já preparou e disse que seria eterno e tão bom que nenhuma mente humana pode imaginar! Por que eu vou querer viver tanto tempo aqui?

Enquanto eu assistia o filme eu imaginava se realmente aquelas catástrofes muito loucas acontecessem hoje e me dei conta de que correr para salvar a vida numa terra em destruição não valeria nenhum pouco a pena. Eu morreria de qualquer jeito! Por isso disse que me juntaria ao maluco da rádio. Sem contar com o fato de que não precisaria mais habitar em um planeta decadente, mas iria para o que a Bíblia chama de Céu - o lugar preparado para aqueles que amam a Deus, onde não há dor. Mas no filme não existe o Céu, pelo menos ninguém estava interessado nele. Acho que por isso criaram aquelas arcas horrorosas pra ver se dá pra ficar e curtir a terra mais um pouquinho.

O fim que nós conhecemos, bem parecido até com o "fim" de 2012, não tem nada a ver com o fim que nos espera, apesar de não esperarmos por ele. Mesmo estando revelado na Bíblia o que vai acontecer, não temos a idéia de quão terrível será para quem ficar e o quão maravilhoso será quando Jesus voltar para buscar a sua santa igreja. É uma pena que até mesmo os que se dizem crer na volta de Jesus e no fim desse mundo não querem nem pensar na idéia de ter que abandonar as suas vidas aqui tão cedo.

Mas, voltando ao filme...obviamente, se o ele fosse uma verdade, todos morreriam. E eu acho que deveria ser assim, já que se trata do fim do mundo. A terra deveria ter sido engolida pelo Sol e não (parcialmente) inundada! Será que ninguém mais teve a mesma sensação que eu de estar assistindo A Arca de Noé, ou melhor, A Arca dos EUA? Até quando eles vão achar que podem se salvar? Até quando eles vão achar que podem salvar alguém? Até quando eles vão se exaltar e achar que são o centro do mundo e a solução dos problemas? Creio que até eles estarem diante daquele ao qual todos irão se prostrar e confessar que é o único Senhor: Jesus Cristo.

Um comentário:

  1. Surpreender é algo que tu consegue fazer toda a vez que tem um texto novo por aqui!

    DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS pequena!

    Beijosss! <3

    ResponderExcluir