25 de mai. de 2010

Entendendo o tempo


O tempo é um mistério. Quem pode entendê-lo? É algo complexo. É mais do que simplesmente passado, presente e futuro. Ele guarda consigo todas as coisas que aconteceram aqui e leva consigo tudo o que um dia vivemos. Ele desaparece como um vapor com tudo o que hoje é real. Ninguém sabe pra onde ele vai. Não há lugar para o tempo.

O que é hoje, amanhã não será mais e só existirá pequenas lembranças dele na nossa memória. É algo intangível. As lembranças são muito pequenas comparadas ao que o ontem já foi. Cada segundo é o que é e não pode ser nada além dele mesmo. O que vivemos aqui e agora não se repetirá, não será o mesmo nunca.

Tudo isso me leva a pensar no que tenho. Não me importo com as minhas roupas preferidas que vão desgastar e eu terei de doar, nem com o meu notebook que um dia pode quebrar e de repente levar embora tudos os meus arquivos "importantes". Penso nas pessoas que amo.

Lembro-me de algumas coisas que vivi na minha infância, de momentos engraçados, felizes, tristes, de pessoas diferentes que conheci que marcaram esses momentos, pessoas que hoje já não são como eram, pessoas que nunca mais vi, pessoas que não estão mais aqui. Tento lembrar das sensações de coisas que vi, ouvi, provei. Tento voltar no tempo, mas é impossível voltar no tempo. Ele se foi e deixou a saudade! Não há lembrança que o traga de volta.

Eu sei que é inevitável a velhice assim como a morte. Todos nós vamos partir dessa vida, velhos ou não. E a morte vem com o tempo. A minha, como a de todos, está reservada em algum segundo de algum minuto de alguma hora de algum dia de alguma semana de algum mês de algum ano dentro desse tempo. É estranho demais, mas o que eu sou hoje, o que eu sei e o que eu vivi vai desaparecer.

E o que eu vou fazer diante disso? Me desesperar? Pra onde eu irei? Como fugir disso? Não dá. Não tem como sair dessa bolha em que estamos! Estamos sujeitos a esse rumo que o tempo nos leva. É assim que eu entendo que a vida é passageira e que tenho que aprender a aproveitar o tempo que tenho.

Todos nós queremos o tempo que passou. Algum momento muito bom que vivemos. Mas ele não volta. É triste pensar que coisas tão boas que vivemos ficarão só na memória. Mas eu sei que tudo o que vivemos, o nosso ontem, é como um degrau que nos leva a outros momentos a diante. Momentos melhores e mais importantes para a vida. O que vivemos hoje nos prepara para amanhã. Assim como também não queremos o tempo que passou, o tempo ruim. Se ele não passasse não superaríamos e seria simplesmente uma tortura sem fim. Mas o tempo, ao mesmo tempo que deixa feridas, cura outras. Ele tem o seu propósito.

Apesar de parecer que somos como água indo pelo ralo, eu sei que o mesmo que criou e controla esse tempo está observando cada detalhe de cada segundo das nossas vidas e tem reservado um tempo e um lugar diferente para vivermos eternamente. Ele projetou um universo com todos os seus elementos e um planeta perfeito para passarmos esse tempo aqui experimentando coisas que nos transformarão e nos prepararão para a eternidade.

Creio que a eternidade é tão complexa quanto o tempo, mas é melhor. Nela não há tempo, não há horas nem dias ou anos. Nela não há espera, não há angústia, não há ansiedade, não há saudade. Nela não iremos nos lamentar pelo que perdemos pois não iremos perder nada. Estaremos bem, seremos plenos. Estaremos com Deus, o supridor de todas as coisas.

Um comentário:

  1. Esse texto é simplesmente demais... a vida é como a neblina, é passageira... tudo passa, menos o amor e as Palavras de Jesus! Beijos pequena <3

    ResponderExcluir