5 de mai. de 2010

O doador universal


Hoje eu estava sentada em uma mesa no saguão da faculdade. Ao meu redor tinha muitas outras mesas lotadas de muitos outros estudantes. Sim, minha faculdade é bem cheia. Enquanto eu lia um livro e esperava a hora passar, uma moça chegou na minha mesa e me entregou uns adesivos de uma campanha de doação de sangue. Eu agradeci, olhei pra eles, achei bonitinhos, pensei na campanha e lembrei que infelizmente não posso doar sangue. Uma das coisas que eu gostaria muito de fazer e não posso: doar sangue. Motivo? Não tenho peso suficiente e talvez nunca tenha porque sou pequena. E isso não é engraçado...mas tudo bem.

Ainda analisando aqueles adesivos, pensando na campanha e em tudo que tem a ver com ela; sangue, pessoas, doenças, morte, vida, enfim...uma coisa prendeu a minha atenção e eu viajei em uma ilustração que começou a se construir na minha cabeça. Lembrei de alguém que tem tudo a ver: Jesus.

Quem foi o maior doador de sangue do mundo? Pensei. Jesus, claro! Mas será que todos pensam assim? Acho meio difícil dizer isso a alguém porque não faz muito sentido já que ele não doou sangue de fato. Pareço confusa né? Mas vou tentar explicar o que eu pensei hoje com essa coisa toda de sangue.

Acho que já tinha pensado nisso antes. Mas hoje eu refleti melhor. Observei aqueles estudantes andando de um lado para o outro, sentando e levantando das mesas, comendo, conversando, estudando...somos corpos carregados de litros de sangue! Assim como o ar, o sangue é um dos combustíveis da vida de um ser. Nunca precisei que me doassem sangue. Nem imagino como seja precisar de sangue, mas sei que sem sangue suficiente eu morro. As vezes eu fico louca quando começo a pensar nessas coisas. Elas não são tão importantes até percebermos o quanto precisarmos delas.

E, voltando à ilustração, pensei o seguinte: imagine se todos nós ficassemos doentes, tão doentes que todos, sem excessão, precisassemos de sangue. Mas como doaríamos sangue uns aos outros se cada um precisa de mais do que já tem para sobreviver? Provavelmente todos nós morreriamos, certo? Imagine que tragédia! Você deve estar pensando que loucura! Pois é. Mas essa é uma ilustração da minha cabeça. Agora imagine se de repente aparece alguém são, alguém com o tipo sanguíneo O-, com uma quantidade de sangue em seu corpo suficiente para salvar todo mundo. Um verdadeiro doador universal. Uma esperança. Todos nós ficariamos muito felizes e aliviados por saber que ele existe, certo? Afinal de contas, ninguém quer morrer! Só que aí, nem todos crêem que ele pode salvar e, além de achar que ele é louco, acham que os que acreditam que ele pode, são mais loucos ainda. Esses que não crêem pensam de forma lógica como é impossível uma única pessoa ter sangue suficiente pra salvar bilhões de pessoas. Ok, é bem louco pensar que isso seria possível, não é? Eu sei. Mas isso aconteceu. De outra forma, mas aconteceu. Foi assim com Jesus. 

Jesus fez por nós o que não podíamos fazer por nós mesmos. Ele morreu no lugar de todos nós porque ninguém pôde se redimir dos própios pecados - razão pelo qual fomos condenados à morte. Ele sabia que não tinhamos "sangue" suficiente para continuar vivendo e doou o seu. Ele veio ao mundo para nos salvar mas nem todos acreditaram no "doador universal". Ele foi e tem sido negado por muitas pessoas. Elas estão morrendo doentes e acham que não precisam dele. Algumas nem sabem que esse doador existe e estão morrendo da mesma forma. Deus nos amou tanto e enviou um doador universal que pudesse salvar toda humanidade da morte eterna. Só Jesus pôde doar a sua vida para salvar a nossa. Ele doou todo o seu sangue quando se entregou na cruz. Ele fez isso. Os que crêem e recebem o seu sangue são salvos e tem a vida eterna. São curados, fortalecidos e vivem. Enquanto os que não crêem e não acham que precisam do seu sangue estão doentes, fracos e morrendo.

Essa história "louca" não é coisa da minha cabeça. A ilustração sim, mas a história é real. Ela não acabou quando Jesus doou o seu sangue a nós morrendo na cruz. Pelo contrário, ela começou alí. Jesus está vivo e tem salvo a vida daqueles que reconhecem que precisam dele e o recebem com fé de que só ele tem o sangue que pode salvar mundo.

2 comentários: