7 de jan. de 2010

Sabedoria, por favor


Um dia Salomão chegou a conclusão que há caminhos que para o homem parecem bons, mas não são. Está escrito em Provérbios 14:12.
Eu concordo com ele e acho que vivi muito tempo acreditando em caminhos que pareciam bons mas que não estavam me levando a lugar nenhum, ou melhor, estavam me levando a lugares de morte.
Eu adimiro as palavras de Salomão em seus livros. São palavras muito sábias! Palavras de alguém que entendeu o que significa viver.
Mesmo não tendo aproveitado a vida com sabedoria, Salomão chegou ao final da sua vida com sabedoria. Ele usou e abusou de tudo o que podia mas não teve sabedoria para viver. Ele foi um dos homens mais ricos da história, teve todas as mulheres que quis, experimentou de tudo o que é "bom"...mas todas as coisas que ele fez não valeram a pena. Ele se sentia vazio porque tudo era vazio, ou como o mesmo disse no seu livro Eclesiastes, tudo é vaidade.
Salomão tinha tudo e por ter tudo ele pediu algo que só Deus poderia lhe dar e que a sua riqueza não podia comprar. Salomão pediu sabedoria. Salomão entendeu que é preciso muito mais que vigor, beleza, dinheiro, status, sexo...para viver.
Talvez aquilo que mais desejamos seja aquilo que nem precisamos e muitas vezes quando conseguimos o que tanto ansiamos continuamos vazios. Talvez aquilo que tanto queremos se torna tão importante e absoluto que não enxergamos o melhor caminho, só enxergamos aquele caminho que tanto desejamos então teimamos em acreditar que ele é bom e que não há outro melhor.
Quando não ouvimos a voz da sabedoria ficamos surdos. Quando não olhamos para o dono da sabedoria ficamos cegos. Quando não somos racionais, não pensamos e ouvimos a voz do coração enganoso aí é que não conseguimos entender nada.
Os nossos desejos infantis pelo bom nos impede de enxergar o melhor e no final das contas, quando chegamos onde sempre quisemos chegar, vemos como fomos idiotas e insensátos.
Tem um versículo, o versiculo 12 do capítulo 90 de Salmos, que eu amo muito. Eu tomo como uma oração: ensina-me a contar os meus dias para que eu tenha um coração sábio. Eu tenho pedido sabedoria a Deus e devo continuar pedindo porque é através dela que a vida vale a pena.
Sabe, a sabedoria não pode ser comprada. Ela pertence a Deus mas o própio Deus disse que nos daria se pedissemos. É uma escolha. Vai chegar uma hora que você vai entender que precisa dela cada vez mais e mais e vai ter que pedir porque as coisas vazias e aparentimente boas vão te arrastar para o fundo do poço e vai te mostrar o quão miserável você é.
Todos nós precisamos de sabedoria se quisermos viver bem. Todos nós precisamos de Deus que é a fonte de tudo o que presta e de tudo o qualquer riqueza, por maior que seja, não pode comprar.

Um comentário:

  1. Sério, tu tem que guardar tri bem isso tudo que tu escreve, pq o texto tá muito bom, mesmo. O tema é fantástico. Surpreendente. Concordo com tudo que ta escrito aí :D

    ResponderExcluir