18 de jan. de 2010

Você não está perdido

" - Jesus? - sussurrou com a voz embargada - Eu me sinto muito perdido.
Uma mão se estendeu e ficou apertando a sua.
- Eu sei, Mack. Mas não é verdade. Lamento se a sensação é essa, mas ouça com clareza: você não está perdido."
 A Cabana, pág. 104
Como é fácil olhar ao redor e ver situações difíceis e, até mesmo impossíveis de serem resolvidas e ficarmos com medo. Normal, somos humanos e, mesmo que vistamos uma capa de super-herói, temos medo porque sabemos que somos falhos, porque sabemos que não temos poder nenhum para resolver nada nem controlar nada. E quando chegamos em um momento da vida em que não vemos saída nos desesperamos quase como se estivessemos nos afogando; jogando água pra todo lado sem sair do lugar. 
Algumas pessoas não sabem olhar para Deus nessas horas. Elas sabem que precisam dele mas não querem precisar dele. Elas se sentem sós e perdidas porque não acreditam que podem estar muito bem acompanhadas.
Temos medo. Temos medo porque não sabemos deixar o controle nas mãos de Deus, mesmo sabendo que ele sabe o que faz.
O medo nos leva a resistirmos a Deus e ao seu cuidado. Não conseguimos acreditar que, mesmo estando tudo confuso Deus tem o melhor e lá na frente, se esperarmos e confiarmos nele, vamos entender o porque. Enquanto resistimos ao cuidado de Deus, digo, enquanto não dermos o total controle das nossas vidas a Deus; pensamentos, sentimentos, sonhos, planos etc, vamos viver angustiados pela incerteza das coisas, e quando vier um vento forte, se a nossa confiança não estiver em Deus, vamos cair.
Somos experts em duvidar. É muito fácil acreditar no bem quando está tudo bem. Mas e quando está tudo escuro, embassado e aparentemente ruim? Não somos capazes de entender os planos de Deus mas ele nos dá a sua palavra de que podemos confiar nele. São conflitos com os pais, indecisões na carreira, doenças graves, um amor não correspondido, uma amizade quebrada, um sonho frustrado...São nas horas mais difíceis que a nossa fé é provada e nós podemos ver a provisão dele. Eu sempre me lembro do que Jesus disse antes de voltar para o Pai em Mateus 28:20 "eu estou com vocês todos dias até o fim". Jesus também falou em João 16:33 que nós teriamos aflições mas que ele venceu o mundo e acharíamos paz nele. Não a paz interior que pregam por aí, mas a paz que excede todo o entendimento, a paz que podemos ter nos momentos de adversidade.
Eu bem sei o quanto é difícil acreditar que as coisas vão melhorar quando elas só pioram, mas pra confiar em Deus precisamos "nos jogar". Eu imagino que seja como Bungee Jump (eu nunca fiz Bungee Jump, mas eu quero um dia)! Você precisa deixar o medo de lado por um instante e se jogar pra experimentar a adrenalina e ver como acontece e então perder o medo. Com Deus é parecido. Você precisa se entregar completamente ainda que haja medo e ver Deus agir e te surpreender.
Deus está bem a sua frente só esperado que você corra pra ele. Ele vai te segurar e nunca vai te deixar, e vai te levar pelo caminho certo. Não tenha medo! Você não está perdido.
 
"Não temas porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." Isaías 41:10

Um comentário:

  1. sacanagemm! eu tinha comentado aqui, sim! po... =\ mto bala o texto! quero mais! ja eh dia 22! :P hehe...

    ResponderExcluir